Grupos de Pesquisa

Agroecologia: Ciência, Prática E Movimento

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4006666184474093 (link externo)

Ano de formação: 2015

Líderes do grupo: Ana Paula de Oliveira Amaral Mello/ Anastacia Fontanetti/

Membros do grupo: Adriana Sais Cavalieri /Renata Evangelista de Oliveira/ Afra Vital Matos Dias Gabriel/ João Marcos de Campos/ Marcos Antônio Pavão

Para além da ciência institucionalizada, a Agroecologia é um movimento social que busca transformar a sociedade, a partir da construção de políticas públicas que valorizem os agricultores familiares, as comunidades tradicionais, suas culturas e direitos, de forma que a ocupação humana nos diferentes territórios e paisagens possa ser justa e equilibrada com os agroecossistemas. A ciência da Agroecologia demanda pesquisas e tecnologias adaptadas ao produtor, com renovação constante do conhecimento e troca de experiências. A efetivação de um grupo nessa área e a necessidade de criar tecnologias sustentáveis de produção adaptadas à realidade e a busca por dados e informações que possam ser incorporados nas políticas públicas que vem sendo desenvolvidas para a agricultura familiar mostram-se como uma oportunidade importante de pesquisa no CCA. O objetivo do grupo é desenvolver pesquisa em Agroecologia, corroborando com o mecanismo de aprendizagem participativa tão defendida por essa ciência

Área predominante: Ciências Agrárias; Agronomia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR

Contato do grupo: apamello@ufscar.br

Programa Milho UFV

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9957717363188468 (link externo)

Ano de formação: 2000

Líder(es) do grupo: João Carlos Cardoso Galvao/ Rodrigo Oliveira de Lima

Membros do grupo: Anastacia Fontanetti

Programa Milho Informal. O início da pesquisa com a cultura do milho na Universidade Federal de Viçosa confunde-se com a própria origem da UFV no final da década de 20. Foi responsável pelo lançamento do primeiro híbrido de milho no Brasil em 1936/7. Na década de 90, houve a reestruturação da pesquisa com a cultura do milho na UFV com a contratação pelos diversos Departamentos especialistas em fitotecnia, controle de plantas daninhas, genética, melhoramento, fertilidade do solo, produção e tecnologia de sementes e pós-colheita. Programa Milho formal Posteriormente, em 2000, com apoio do CNPq, o grupo começou a atuar de maneira formal com objetivos e metas comuns, culminando com o registro da marca PROGRAMA MILHO ®. Nestes últimos anos, o Programa Milho voltou a se consolidar e a apresentar destacada produção bibliográfica e técnica, formar recursos humanos, contribuir para a superação das disparidades regionais e transferir tecnologias

Área predominante: Ciências Agrárias; Agronomia

Instituição do grupo: Universidade Federal de Viçosa - UFV Unidade: Departamento de Fitotecnia

Contato do grupo: jgalvao@ufv.br

Núcleo De Estudos Organizacionais (NEO)

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6803725710295881 (link externo)

Ano de formação: 2018

Líder(es) do grupo: Mauro Rocha Côrtes/ Mario Sacomano Neto

Membros do Grupo: Andréa Eloisa Bueno Pimentel

O Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) tem o objetivo principal de assimilar e construir uma base de conhecimento para as análises organizacionais e institucionais da economia e sociedade. Trata-se de um núcleo de pesquisadores universitários (professores e alunos) que busca contribuir para a análise organizacional em mercados, setores produtivos, arranjos locais, redes colaborativas, empresas, organizações (não-) governamentais, políticas públicas e outros formatos. O Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) adota uma posição histórica e interdisciplinar dos variados paradigmas e métodos de pesquisa para o campo de estudo das instituições e das organizações. Considera, em suas premissas, que as organizações em distintos níveis (do macroeconômico ao microeconômico) são construídas socialmente e estão associadas a muitas dimensões, como: controle, poder, eficiência, subjetividade, estruturas, comportamentos, estratégias e tecnologia.

Área predominante: Engenharias; Engenharia de Produção

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar

Contato do grupo: neo.ufscar@gmail.com

Grupo De Pesquisas Em Desenvolvimento, Fisiologia E Melhoramento Vegetal

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2540164125444389 (link externo)

Ano de formação: 2013

Líder(es) do grupo: Jean Carlos Cardoso

Membro do grupo: Eduardo Dal Ava Mariano

O Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento, Fisiologia e Melhoramento Vegetal teve como sua origem o Grupo de Pesquisas em Plantas Hortícolas e Paisagismo (GPHP). A alteração do nome foi resultado do direcionamento natural a partir das pesquisas realizadas por esse grupo. Atualmente o grupo atua fortemente nos sistemas de produção de flores, propagação, fisiologia e desenvolvimento vegetal, geração de métodos para o controle alternativo de pragas e doenças e melhoramento de espécies de flores e frutíferas, atendendo as demandas regionais e nacionais relativas a esse assunto. O grupo possui parcerias público-privadas, bem como financiamentos de agências de fomento a pesquisa do estado de SP e Brasil.

Área predominante: Ciências Agrárias; Agronomia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR

Contato do grupo: jeancardoso@ufscar.br

Caracterização Do Solo Para Fins De Manejo Específico (Csme)

Site: www.csme.com.br/grupos/csme (link externo)

Lider(es): José Marques Júnior

Membro do grupo: Eduardo Barretto de Figueiredo

O Grupo de Pesquisa CSME busca uma melhor compreensão dos agroecossistemas, por meio da interação de diferentes áreas do conhecimento como: relação solo-paisagem, sistema solo-planta, uso e conservação do solo e da água, mineralogia do solo, transferência de massa no sistema solo-atmosfera e modelagem matemática.

Instituição do grupo: Universidade Estadual Paulista - Jaboticabal

Contato do grupo: canalcsme@gmail.com

Produção Animal E Sócio Economia Florestal

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9649540314720325 (link externo)

Ano de formação: 2008

Líderes do grupo: Janaina Della Torre da Silva / Luciana Thie Seki-Dias

Membros do grupo: Eduardo Barretto de Figueiredo

O grupo de pesquisa "Produção Animal e Sócio Economia Florestal" visa o aprimoramento e ensinamento de alunos através de ensino, pesquisa e extensão gerando informações técnico-científicas de aplicação imediata. Objetiva ainda a difusão de conhecimento através de palestras, reuniões técnicas, dias de campo, etc, de modo a beneficiar a sociedade com os estudos gerados pelo grupo. O grupo terá como meta promover o desenvolvimento e sustentabilidade sócio-econômica nas áreas de produção de peixes neotropicais de água doce, produção de carne e ovos de aves e avaliação econômica de diferentes sistemas agrossilvipastoris em diferentes espécies silvícolas.

Área predominante: Ciências Agrárias; Zootecnia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR

Contato do grupo: sekidias@gmail.com

Grupo De Pesquisas Com Pangasius No Brasil

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0620426135586390 (link externo)

Ano de formação: 2019

Líder(es) do grupo: Luciana Thie Seki-Dias

Membro de Grupo: Janaina Della Torre da Silva

Pedimos o cadastramento específico para este grupo sobre Pangasius, pois a partir de agora coordenarei a RNP com o panga no Brasil. Esta espécie de peixe chega aos mercados consumidores oriundos do Vietnã na quantidade de aproximadamente 60 mil ton de filés ao ano. O nosso país tem potencial para a produção desta mesma espécie podendo gerar renda ao produtor rural e consequentemente melhorias na economia como um todo. Para isto acontecer todas as pesquisas devem ser iniciadas com o panga no Brasil, e para a montagem da RNP e para a organização e ordenamento da cadeia produtiva contamos com fomento da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de nosso país.

Área predominante: Ciências Agrárias; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Agrárias

Contato do grupo: sekidias@gmail.com

Centro De Estudos Rurais Do Paraná

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/008035370998007 (link externo)

Ano de formação: 1998

Líder(es) do grupo: Alfio Brandenburg/ Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa

Membro do Grupo: Luiz Antonio Cabello Norder

No âmbito da comunidade acadêmica, o grupo tem contribuído com a produção de conhecimento sobre ruralidades, populações tradicionais atores e novos atores, movimentos sociais e ecológicos, lazer no meio rural, meio ambiente e representa um núcleo de formação de novos pesquisadores. Interage diretamente com outros grupos constituídos na Universidade, mais diretamente com o grupo de geografia agrária, nutrição, agronomia e meio abiente e desenvolvimento. Interage ainda com grupos fora da universidade como UFSCAR, EMBRAPA, IAPAR.Tem participado de projetos com ONGs, como Rede Ecovida,-Curitiba e Instituto Equipe-Irati. Pesquisadores do grupo já tiveram um Acordo CAPES/COFECUB 716/11 envolvendo Universidade de Nanterre/França, UFSCAR, EMBRAPA E INRA. Interage ainda com Ladys-Universidade Paris Ouest/Nanterre, com o Grupo de Pesquisa da Universidade de Liége - Campus Arlon (Curso de Gestão Ambiental).

Área predominante: Ciências Humanas; Sociologia

Instituição do grupo: Universidade Federal do Paraná - UFPR Unidade:Departamento de Ciências Sociais

Contato do grupo: alfio@pq.cnpq.br

Biologia De Polinizadores E Dispersores De Sementes

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3051723094148261 (link externo)

Ano de formação: 2009

Líder(es) do grupo: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli / Vlamir José Rocha

Membro do grupo: Margareth Lumy Sekiama

A manutenção das áreas de preservação e também a produção das áreas agrícolas dependem grandemente da ação de agentes polinizadores e dispersores de sementes. O grupo de pesquisa Biologia de polinizadores e dispersores de sementes visa estudar o comportamento, a morfologia e a fisiologia dos animais envolvidos na polinização e dispersão de sementes, seu impacto sobre a preservação de áreas nativas e sobre a produção agrícola, bem como analisar esses ambientes, utilizando esses agentes como bioindicadores

Área predominante: Ciências Biológicas; Ecologia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR

Contato do grupo: roberta@cca.ufscar.br

Ecologia, Genética E Conservação Da Biodiversidade Do Sudoeste Paulista

Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1938174289281595 (link externo)

Ano de formação: 2014

Líder(es) do grupo: Alexandra Sanches

Membro do Grupo: Margareth Lumy Sekiama

Grupo de pesquisa com caráter multi e interdisciplinar que reuni pesquisadores de diferentes áreas de modo a fortalecer as ações de pesquisa voltadas à conservação dos recursos naturais e da sócio-biodiversidade do sudoeste paulista, sob diferentes aspectos ou escalas (genética, populações, espécies, paisagem, comunidades e biomas) tendo o homem como parte integrante do meio. Com a troca de informações e organização de ações, poderão ser consolidados projetos de pesquisa coerentes com as demandas da integrando os mais diversos aspectos da biodiversidade. Serão temas de trabalhos o levantamento da diversidade genética e de espécies animais, vegetais e microbianas, além das relações entre as mesmas, destas com o meio ambiente, com a paisagem, bem como com o homem e seu processo de uso e ocupação. Sendo o homem uma variável ecológica importante, inclui-se a investigação de estratégias de integração pecuária-lavoura-floresta no desenho de sistemas com melhor balanço energético nutricional.

Área predominante: Ciências Biológicas; Ecologia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências e Natureza - UFSCAr

Contato do grupo: asanches@ufscar.br

Olericultura / Produção E Melhoramento De Hortaliças

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9121657260732056 (link externo)

Ano de Formação: 1990

Líder(es) do grupo: Wilson Roberto Maluf/ Luiz Antonio Augusto Gomes

Membro do Grupo: Guilherme Henrique Martins Rodrigues Ribeiro

O grupo tem-se destacado pela apresentação de trabalhos em Congressos no Brasil e no exterior. Membros do grupo tem apresentado uma média anual superior a 20 trabalhos somente nos Congressos Brasileiros de Olericultura, e outro tanto em outros congressos no Brasil e no exterior. Em 1998, o líder do grupo foi agraciado com o Prêmio Marcílio Dias, pelo seu trabalho na pesquisa e formação de recursos humanos para pesquisa em Olericultura. Em 1998 e 1999, alunos pós-graduandos orientados ou co-orientados pelo líder do grupo foram também premiados pela Sociedade de Olericultura do Brasil com o Prêmio SOB, Em 2000, o membro do grupo Dr. Luiz Antonio Augusto Gomes foi agraciado com o Prêmio Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB) 2000, pela tese de Doutorado, executada na UFLA sob orientação de Wilson Roberto Maluf.O trabalho tem tido o reconhecimento também de empresas privadas de sementes como a Agristar do Brasil, HortiAgro, Hortec, Tecnoseed, e Sakata Seed Corporation (Japão).

Área predominante: Ciências Agrárias; Agronomia

Instituição do grupo: Universidade Federal de Lavras - UFLA

Contato do grupo: wrmaluf@dag.ufla.br

Produção Agropecuária Sustentável

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6600162414867290 (link externo)

Ano de formação: 2014

Líder(es) do grupo: Flávio Sérgio Afférri / Waldir Cintra de Jesus Junior

Membros do grupo: Guilherme Henrique Martins Rodrigues Ribeiro

Os trabalhos do grupo serão voltados a pesquisas inovadoras, de relevância científica, com vista à sustentabilidade na agropecuária. Neste sentido, o objetivo é o aproveitamento e racionalização no uso dos recursos na agropecuária, e promover melhorias nos sistemas produtivos, reduzindo ou substituindo insumos agropecuários em diversos sistemas de produção, e do melhor aproveitamento desses recursos pelas espécies, raças ou variedades genéticas de interesse na sustentabilidade agronômica, econômica, cultural, ambiental e social, buscando maximizar os retornos advindos da exploração racional das atividades agropecuárias.

Área predominante: Ciências Agrárias; Agronomia

Instituição do grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR Unidade: Centro de Ciências e Natureza

Contato do grupo: flavioafferri@gmail.com