Extensão

Pátio de Compostagem - Projeto Re(Compondo)

Descrição: Projeto destinado à compostagem de resíduos do RU e das podas do campus CCA Araras, gerando substrato para diversos fins.

Integrantes: Ana Paula de Oliveira Amaral Mello - Coordenadora

Residência Profissional Agrícola- Vivências e Saberes em Agricultura Sintrópica e Sistemas Agroflorestais

2021

Descrição: Projeto aprovado no Programa de Residência Profissional Agrícola, Edital de Chamamento Público 01/2020 do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Objetiva oportunizar aos estudantes e recém egressos dos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal a compreensão sistêmica dos princípios e técnicas da agricultura sintrópica; promover o intercâmbio de conhecimento entre o corpo docente e os gestores das Unidades Residentes, contribuindo para a otimização de processos e para o desenvolvimento de tecnologias apropriadas aos sistemas agroflorestais, em especial máquinas e implementos agrícolas. Nossos parceiros nesse projeto são o Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica-CEPEAS, a Fazenda Painal e o Sitião Agroflorestal, vinculados ao Instituto Nova Era. Financiador: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Integrantes: Anastácia Fontanetti - Coordenadora/ Andrea Eloisa Bueno Pimentel - integrante

Economia Circular

2021

Descrição: O presente curso faz parte do Programa Portal de Cursos Abertos da UFSCar, que tem por objetivo abrigar cursos abertos, gratuitos e a distância, prioritariamente com carga horária reduzida, na perspectiva do microlearning e aprendizagem autodirigida. Espera-se que ao final do curso a pessoa seja capaz de compreender a não sustentabilidade dos atuais sistemas produtivos, chamados de lineares e a importância da geração de sistemas produtivos circulares, incluindo a presença de políticas públicas que os promovam. O curso está estruturado em um formato aberto, e não há um cronograma fixo para a realização das atividades e inscrições. Será realizado inteiramente a distância. Atividade Registrada no Programa. 21112.002203/2018- Portal de Cursos Abertos da UFSCar- PoCA.

Integrantes: Andréa Eloisa Bueno Pimentel - Coordenadora.

Desenvolvimento Rural Sustentável

2020

Descrição: O presente programa busca congregar projetos de extensão direcionados ao desenvolvimento rural associado a sustentabilidade agropecuária, de maneira a abordar temas relacionados à produção agrícola, pecuária e agroindustrial, gestão sustentavel do ambiente rural e preservação do ambiente.

Integrantes: Guilherme Henrique M. R. Ribeiro - Coordenador

Batata-Doce Como Alternativa Sustentável Para A Pequena Propriedade Familiar

2017

Descrição: A batata-doce é uma cultura de fácil manutenção, boa resistência à seca e ampla adaptação. Seu cultivo está frequentemente associado a pequenas propriedades por possuir um elevado potencial produtivo com uma baixa demanda de fertilizantes e defensivos. É uma planta onde todas suas partes são aproveitáveis, podendo ser utilizada na alimentação humana e animal, utilização culinária das raízes vai muito além do consumo de raízes cozidas, podendo ainda ser utilizada de outras formas. A sub utilização das raízes e ramas da batata-doce se deve principalmente à falta de informação sobre as possibilidades de uso. Assim visando um melhor aproveitamento da cultura existe a necessidade de uma maior instrução sobre a importância e os potenciais de uso da batata-doce.

Integrantes: Prof. Dr. Guilherme Henrique M. R. Ribeiro - Coordenador

Avaliação de Alimentos Alternativos e Formulação de Rações para Aves, Peixes e Suínos

2020

Descrição: A principal meta no âmbito acadêmico é buscar diversificação na produção de alimentos para animais monogástricos, aproveitando a estrutura de aulas teóricas de disciplinas dos cursos ligados às áreas de ciências agrárias. No âmbito social a possibilidade de transferência da tecnologia de formulação de rações para pequenos agricultores é fator decisivo pois trata-se de prática relativamente fácil e com grande potencial de aproveitamento de subprodutos da produção vegetal na produção animal..

Integrantes: Janaina Della Torre da Silva - Coordenadora / Amarilys Macari de Giz - Integrante / Davi Schmidt - Integrante / Luciana Thie Seki-Dias - Integrante / Flávia Carolina Vargas - Integrante / Vitoria Toffolo Luiz - Integrante.

Balanço Nutricional Para Pangasius

2020

Descrição: Avaliar o desempenho zootécnico de Pangasius em duas fases de crescimento com diferentes níveis nutricionais nas rações.

Integrantes: Janaina Della Torre da Silva - Integrante / Amarilys Macari de Giz - Integrante / Luciana Thie Seki-Dias - Coordenadora / Flávia Carolina Vargas - Integrante / Eloah Regina Quintaes Tanzi - Integrante / RAFAEL ALVES VIANNA - Integrante.

Avaliação Da Produção E Qualidade De Ovos De Galinhas Caipiras Suplementadas Com Diferentes Pastagens

2018

Esta atividade objetiva desenvolver ações de pesquisa e transferência tecnológica no que tange a influência da nutrição de galinhas caipiras sobre a qualidade de seus ovos, uma vez que a maioria dessas aves são alimentadas também com pastagens. Para isso as aves serão criadas em sistema de semi-confinamento, para terem acesso ao pasto, o que também proporcionará melhora no bem-estar das aves. Esta proposta tem como objetivo oferecer a pequenos produtores e a futuros técnicos agropecuários, bem como outros profissionais das ciências agrárias, alternativas para a produção de ovos caipiras com qualidade assegurada, alta taxa de postura e com menores custos, já que a alimentação representa aproximadamente 70% dos gastos totais com a criação. Cada propriedade terá instrução e acompanhamento mensal, durante os seis primeiros meses, e após este período será elaborado um projeto de otimização para cada propriedade, apresentando-os aos mesmos. Para finalizar serão efetuados mais doze meses de visitas dando sequência às instruções e sanar eventuais dúvidas de manejo.

Integrantes: Janaina Della Torre da Silva - Coordenadora / Heloísa V. Santos - Integrante / Gabriela Rodrigues Souza Cultri - Integrante / Luciana Thie Seki Dias - Integrante / Amarilys Macari de Giz - Integrante / Izadora Ferreira dos Santos - Integrante / Kaio Eduardo Buglio - Integrante / Vitoria Toffolo Luiz - Integrante / Eloah Regina Quintaes Tanzi - Integrante.

Otimização De Técnicas De Manejo Produtivo, Sanitário E Alimentar Em Propriedades Rurais Com Atividades Aquícolas.

2017

A presente atividade trata-se de otimização de manejo produtivo, sanitário e alimentar em propriedades rurais com atividades aquícolas. O nível tecnológico e capacidade de manejo de cada propriedade varia de acordo com o tipo de peixe e as características mercadológicas. Frente a estas principais variáveis, o objetivo desta será o incremento da produtividade e consequentemente na maior lucratividade da atividade em questão. Cada propriedade terá instrução e acompanhamento mensal, durante os três primeiros meses, e após este período será elaborado um projeto de otimização para cada propriedade, apresentando-os aos mesmos. Para finalizar serão efetuados mais nove meses de visitas dando sequência às instruções e sanar eventuais dúvidas de manejo

Integrantes: Janaina Della Torre da Silva - Integrante / Heloísa V. Santos - Integrante / Luciana Thie Seki Dias - Coordenadora / Amarilys Macari de Giz - Integrante / Izadora Ferreira dos Santos - Integrante / Gustavo Henrique Squassoni - Integrante

Sistemas De Plantio Para Pomar Adensado De Lima Ácida Tahiti;

Estudos com manejos adequados da cobertura do solo para copa e porta-enxerto dos citros adaptadas ao adensamento, contribuirão, principalmente, com o aumento da produtividade por unidade de área e assim, com a permanência de pequenos produtores na citricultura. Com este trabalho, objetiva-se avaliar plantas de lima ácida Tahiti, enxertadas em diferentes porta- enxertos com indução de menores portes. Esse projeto é a continuidade dos projetos “Manejo agroecológico da cultura do citros para a agricultura familiar”, conduzido no ano de 2015;

“Plantio direto e adensado para lima ácida Tahiti enxertada em trifoliata Flying Dragon”, conduzido em 2016; Desenvolvimento vegetativo e produtivo de plantas de lima ácida Tahiti em plantio direto e adensado;, conduzido em 2017. O projeto "Sistemas de plantio para pomar adensado de lima ácida Tahiti; está sendo conduzido desde 2018. Os projetos conduzidos desde 2015 avaliaram o porta-enxerto trifoliata Flying Dragon, e a partir de 2022, estão sendo avaliados outros porta-enxertos. O trifoliata Flying Dragon induz menores portes e produção precoce, no entanto apresenta desvantagens como baixa tolerância a seca e incompatibilidade com algumas variedades de copas comerciais. Assim, novos estudos com porta-enxertos anões e produtivos são necessários para maior diversificação, mediante as novas exigências de sistemas de produção.

Integrantes: Fernando Alves de Azevedo - Coordenador/ Patrícia Marluci da Conceição - integrante

Agroecologia, Desenvolvimento Rural E Meio Ambiente

2009

O objetivo deste Programa é realizar atividades de extensão na área de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, mais precisamente no fortalecimento das formas de transição para sistemas produtivos agroecológicos e sua interação com processos de desenvolvimento rural, tais como organização do trabalho, a produção de alimentos orgânicos e em base ecológica, o desenvolvimento de canais alternativas de comercialização, a promoção de formas de processamento de produtos, a interação com atividades não-agrícolas e a promoção de iniciativas no campo da cultura e da educação ambiental e a análise, proteção e recuperação ambiental. O Programa tem como premissa a articulação dos diferentes aspectos sociais, culturais, tecnológicos, econômicos e políticos das transformações no meio rural, bem como a perspectiva de realizar atividades em colaboração com diversos atores sociais a agências governamentais em uma abordagem participativa e com a articulação de conhecimentos, sobretudo das áreas disciplinares de Agronomia, Agroecologia, Economia, Educação Ambiental, Sociologia, Biologia, Química Ambiental e Física.

Integrantes: Patrícia Marluci da Conceição - Coordenadora / Ronaldo Antonio dos Santos - Integrante /Ana Paula de Oliveira Amaral Mello - Integrante / Anastacia Fontanetti - Integrante / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Andrea Eloisa Bueno Pimentel - Integrante